Rússia: para assessor do Kremlin, país "não precisa" de eleições

Porta-voz do governo russo Dmitry Peskov afirmou em entrevista ao The New York Times que Vladmir Putin "com certeza será reeleito com mais de 90% dos votos"

Um porta-voz do governo russo afirmou, no começo desta semana, que o país "não precisa" de eleições. A fala foi feita em entrevista ao jornal estadunidense The New York Times.

Segundo Dmitri Peskov, assessor de imprensa do Kremlin, Putin "será reeleito com mais de 90% dos votos". A próxima eleição presidencial na Rússia está marcada para 2024. Para Peskov, porém, o pleito "não é realmente uma democracia, apenas uma burocracia cara".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Após repercussão negativa da reportagem do, Peskov concedeu entrevista à agência de notícias RBK. Ele afirmou ter sido "mal interpretado" pela imprensa, mas adicionou: "teoricamente, não é necessário que as eleições [russas] aconteçam".

O motivo, segundo ele, é que "já é óbvio que Putin será reeleito", mas o presidente teria "escolhido" realizar o pleito. Ao fim, o representante do governo russo justificou que as afirmações seriam "opinião pessoal".

Rússia prende opositores e censura imprensa contrária ao governo

O principal opositor de Putin, Alexei Navalny, está preso desde 2021. No começo deste mês, ele foi condenado a mais 19 anos por "organizar, financiar e convocar atividades extremistas", em adição à pena de 11 anos que cumpria por desobediência civil.

O governo russo também tem atuado com mão de ferro contra críticas à atuação de Putin. Veículos de comunicação cujas notícias desagradem ao governo sofrem censura e, por vezes, são forçados a fechar as portas.

Mais notícias internacionais

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

russia eleicoes vladmir putin guerra invasao ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar