Avó com demência descobre todos os dias que tem netos; veja vídeo
Todos os dias a australiana descobre que é avó; veja vídeoA história de uma australiana de 65 poderia até ser confundida com o roteiro de um filme devido ao drama que ela vive. Josie Hunt, de 65 anos, é portadora de uma síndrome que causa amnésia anterógrada. Por ser avó, ela descobre todos os dias que é avó “pela primeira vez”.
O dia a dia da senhora é compartilhado no perfil de sua filha, Jade Mead, no Instagram. Diariamente, as netas Marli, de 3 anos, e Lottie, de 3 meses, são levadas para ver a avó, que sempre repete a mesma frase: “Jade, você não me disse que tinha filhas”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Avó descobre todos os dias que tem dois netos
Jade conta que apesar da surpresa, ela nunca fica aborrecida e recebe as netas com abraços e carinho, como se fosse a primeira vez que se encontram.
"É estranho, porque ela ainda tem toda a sua memória de longo prazo. É um momento agridoce quando ela vê as crianças", comentou Jade em entrevista ao jornal britânico DailyMail.
Segunda a filha, sua mãe começou a desenvolver a demência em 2020, após uma cirurgia bariátrica chamada de gastrectomia vertical, mas não diminuiu o consumo de álcool, que era excessivo, nos meses seguintes à operação. Em outubro do mesmo ano ele foi diagnosticado com demência.
Atualmente, a mulher mora em uma casa de repouso, onde recebe diariamente a visita da filha e das netas. Jade compartilha a rotina da mãe em seu perfil no Instagram.
O que é a síndrome que faz a avó descobrir todos os dias que tem netos
A mulher tem a Síndrome de Wernicke-Korsakoff (SWK), uma forma de demência que resulta da deficiência de vitamina B1, associada ao alcoolismo, que “rouba” sua memória de curto prazo, fazendo com que ela esqueça, por exemplo, de seus netos.