Tripulação do Titan pode ter percebido implosão segundos antes de ela acontecer, diz engenheiro

De acordo com cálculos do engenheiro e especialista em submarinos, José Luis Martín, existe essa possibilidade de percepção da situação cerca de um minuto antes da implosão acontecer

21:49 | Jul. 10, 2023

Por: Gabriela Monteiro
Submarino Titan, da OceanGate (foto: OceanGate Expeditions / AFP)

Os passageiros do submarino Titan, da OceanGate, podem ter descoberto o que estava prestes a acontecer segundos antes. De acordo com cálculos do engenheiro e especialista em submarinos José Luis Martín, existe essa possibilidade de percepção da situação cerca de um minuto antes da implosão acontecer.

Ocupantes do Titan não sentiram a morte, diz especialista

Atendendo ao pedido do portal espanhol Nius, o engenheiro montou um estudo matemático que mostra a probabilidade do submersível ter entrado em queda livre vertical entre 48 e 71 segundos antes da implosão acontecer. O especialista pontua que o Titan desceu sem controle algum, como se fosse uma pedra.

“Nesse período, eles estão percebendo tudo. E também, em completa escuridão. É difícil ter uma ideia do que eles viveram naqueles momentos. Após esses 48 segundos, ou um minuto, ocorre a implosão e a morte é instantânea e repentina”, disse Martín ao Nius.

Falha elétrica fez com que o submarino perdesse a estabilidade

Os cálculos do engenheiro mostram que a perda de estabilidade do submarino aconteceu devido a uma falha elétrica a aproximadamente 1.700 metros de profundidade. Depois, o submersível caiu por cerca de um minuto até chegar em uma profundidade entre 2.500 e 2.700 metros , onde a implosão aconteceu.

“O ponto de partida é que o submarino desça sem incidentes e num plano horizontal até atingir um nível de cerca de 1.700 metros . Nesse momento ocorre uma falha elétrica. Fica sem motor e sem propulsão e perde energia e comunicação. O Titan muda de posição e cai como uma flecha na vertical”, pontuou.