Submarino ou submersível? Entenda a diferença entre os dois tipos de embarcação

O submersível Titan desapareceu no último domingo, 18, com cinco pessoas a bordo. Entenda a diferença entre submarino e submersível

14:23 | Jun. 21, 2023

Por: Mariana Fernandes
Submersível da Oceangate está desapareceu no oceano no último domingo, 18 (foto: Reprodução/Oceangate)

As buscas pelo submersível desaparecido com cinco pessoas continuam nesta quarta-feira, 21. A esperança da equipe está na detecção de ruídos subaquáticos, anunciou a Guarda Costeira dos Estados Unidos. Afinal, a embarcação é um submarino ou um submersível?

O que caracteriza um submarino

Os submarinos são embarcações resistentes, destinadas a se movimentar embaixo da superfície marítima. Neles, é possível lutar uma batalha e sobreviver por meses — e até anos — embaixo da superfície. Eles se movimentam pelo oceano utilizando cartas náuticas e equipamentos de navegação.

LEIA MAIS | Submarino que sumiu tem 'controle de videogame', três telas e leva apenas 5 pessoas

Para a manutenção da tripulação, é essencial um suprimento de oxigênio, manutenção da temperatura e garantia de água potável. O oxigênio é liberado por meio de um sistema de tanques geradores de oxigênio. A temperatura é regulada por aquecedores, que funcionam a partir da energia elétrica do reator nuclear, de um motor a diesel ou de baterias elétricas.

Já a água utilizada no submarino pode ser retirada do mar, com o auxílio de aparelhos específicos. Essa água é usada, principalmente, para o resfriamento de equipamentos eletrônicos e para o uso da tripulação, como beber, cozinhar e para a higiene pessoal.

O que caracteriza um submersível

O submersível é uma espécie de submarino, porém de mobilidade reduzida e uma capacidade limitada para permanecer debaixo d’água.

Esses veículos comportam uma pequena tripulação e são conduzidos de forma remota. Geralmente, eles são utilizados para pesquisa científica e para exploração do fundo do mar.

Em sua estrutura de manutenção, são parecidos com os submarinos.

A viagem a bordo do submersível

Ao todo, a viagem dura dez dias, sendo dois para sair do ponto de partida, em Newfoundland, no Canadá. A expedição no fundo do oceano dura oito dias. Além disso, tem a possibilidade de os passageiros mergulharem perto do Titanic, dependendo das correntes marítimas.

O interior do transporte é pequeno, com três monitores e um banheiro improvisado. Além disso, os passageiros só podem se alimentar de comidas refrigeradas.

A embarcação que desapareceu no domingo levava cinco pessoas a bordo: o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman; o bilionário britânico Hamish Harding; Stockton Rush, diretor-executivo da companhia; e o operador de submarinos francês Paul-Henri Nargeolet.

Saiba mais sobre o submersível Titan

O Titan tem 6,5 metros de comprimento e o formato de um tubo estreito, com uma escotilha de entrada na parte frontal. A velocidade máxima que ele pode atingir é 5,5 km por hora.

Ele é equipado com quatro propulsores, que podem descer até 4 mil metros. Os destroços do Titanic estão a 3.800 metros de profundidade.