Satélite da Nasa de 300 kg vai colidir com a Terra nesta quarta-feira, 19

O satélite foi desativado após 16 anos

18:20 | Abr. 19, 2023

Por: Antoyles Batista
A maior parte da RHESSI, que pesa cerca de 300 kg, deve colidir na Terra nesta quarta (foto: Divulgação/ NASA)

A Nasa informou que o satélite em desuso Reuven Ramaty Solar Spectroscopic Imager (RHESSI) deve colidir com a Terra na noite desta quarta-feira, 19, após quase 21 anos de seu lançamento. As estimativas foram feitas pela agência espacial dos Estados Unidos e o Departamento de Defesa. Entretanto, é improvável que o objeto caia em alguma pessoa.

A maior parte da RHESSI, que pesa cerca de 300 kg, deve colidir na Terra por volta das 22h30, no horário de Brasília. Porém, existe uma margem de erro de 16 horas. Não foi revelada a localização que o satélite vai cair.

Espera-se que a maior parte da espaçonave queime enquanto viaja pela atmosfera, mas alguns de seus componentes “sobrevivam à reentrada”. Mas não precisa se preocupar, porque os “risco de danos a qualquer pessoa na Terra é baixo”, cerca de uma chance em 2.467, informou a agência estadunidense.

A espaçonave foi lançada a bordo de um foguete Pegasus XL da Orbital Sciense Corporation. Ela tinha a missão de obter imagens dos elétrons de que carregavam grande parte da energia liberada nas explosões solares.

Durante a missão, o RHESSI conseguiu registrar mais de 100 mil eventos de raios-x, que permitiram aos cientistas estudar sobre as partículas energéticas.

O satélite foi desativado após 16 anos de operação por causa de dificuldades de comunicação dentro da espaçonave.

Confira outras notícias relacionadas: