Orca mantida em cativeiro por 52 anos nos EUA será devolvida para o oceano
Lolita é um orca de 2.267 quilogramas que vem sendo mantida em cativeiro por mais de meio século
17:53 | Mar. 31, 2023
A orca Lolita, de 57 anos, mantida em cativeiro por mais de 52 anos em um aquário da Flórida, nos EUA, será liberada e devolvida para as águas do noroeste do oceano pacífico dentro de dois anos.
O aquário Miami Seaquarium firmou um “acordo vinculativo” com a Organização sem Fins Lucrativos (ONG) Friends of Lolita para retornar a orca ao seu habitat natural. Lolita é um orca de 2.267 quilogramas que vem sendo mantida em cativeiro por mais de meio século, de acordo com informações das autoridades locais nessa quinta-feira, 30.
ES: Tubarão-baleia é encontrado morto; peixe é o maior do mundo
Lolita capturada em 1970
Conforme o jornal AP News, o processo envolvendo a devolução da orca para o mar demorou anos para ser finalizado. Lolita foi capturada em 1970 com apenas quatro anos de nascida na cidade de Seattle. A orca realizou apresentações para humanos no Miami Seaquarium até março de 2022 quando foi aposentada pela administração do aquário.
Baleia com escoliose grave é encontrada na Espanha
O documentário de 2013 “Blackfish” que mostrava orcas vivendo em cativeiros foi um fator importante para a liberação de Lolita. A luta se intensificou depois que a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica colocou orcas na lista de espécies em risco de extinção no ano de 2015.
Orcas
Orcas são mamíferos pertencentes a família dos golfinhos e podem chegar a oito metros de comprimento e pesar até 11 toneladas. Esse animal também conhecido popularmente como baleia assassina é considerada inofensiva e só ataca quando se sente ameaçada por fatores externos.
Leia Mais: