Nova espécie de aranha é achada na Austrália
As devastações ambientais observadas nas regiões onde o aracnídeo habita são principal foco de preocupação dos profissionaisUma espécie de aranha nunca antes catalogada foi encontrada em uma região semiárida do estado de Queensland, localizado no nordeste da Austrália. O animal pode atingir até cinco centímetros de comprimento e é encontrado em lugares de vegetação aberta, onde constroem suas tocas no chão.
Cientistas do Museu de Queensland, responsáveis pela descoberta, nomearam a nova espécie de Euoplos dignitas. O nome é originário do latim e significa “dignidade”. O termo, segundo a instituição, “reflete o impressionante tamanho e a natureza da aranha” e homenageia a campanha Project Dig, que deu suporte aos trabalhos de busca.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Mesmo com o achado, os cientistas temem que a nova espécie se encontre em estado de extinção. A preocupação surgiu devido ao processo de destruição ambiental observado nas regiões que abrigam o aracnídeo. “Estes espaços têm sido fraturados durante os últimos 150 anos de desenvolvimento humano, que agora incluem as comunidades ecológicas mais ameaçadas de Queensland”, afirmou o museu por meio de nota.
Estas regiões, de acordo com o comunicado da instituição, receberam poucos estudos nos últimos tempos, o que contribuiu para a relativa falta de entendimento acerca das suas biodiversidades. Agora, o objetivo da unidade é fomentar o trabalho em campo para coletar novos materiais e documentar novos animais, capacitando “o entendimento da ecologia e do status de conservação de espécies endêmicas, além de testar hipóteses sobre os impactos causados pelas mudanças climáticas”.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente