EUA, Reino Unido e Austrália adotam caminho 'perigoso' com acordo de submarinos, afirma China

06:39 | Mar. 14, 2023

Por: AFP

O governo da China advertiu nesta terça-feira (14) que Austrália, Estados Unidos e Reino Unido transitam por um "caminho equivocado e perigoso" com o anúncio de um acordo sobre submarinos de propulsão nuclear.

"A última declaração conjunta dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália demonstra que os três países transitam cada vez mais por um caminho equivocado e perigoso, pensando em seus próprios interesses e menosprezando a preocupação da comunidade internacional", declarou o porta-voz da diplomacia chinesa, Wang Wenbin.

Os três aliados ocidentais estabeleceram há 18 meses a aliança de segurança conhecida pela sigla em inglês AUKUS.

A Austrália anunciou na segunda-feira a compra de até cinco submarinos americanos de propulsão nuclear e que depois construirá um modelo novo com tecnologia americana e britânica, parte de um plano ambicioso para fortalecer a posição ocidental na região Ásia-Pacífico diante da crescente presença da China.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, destacou que a Austrália não receberá armas nucleares.

Os submarinos de propulsão nuclear, no entanto, colocam a Austrália em um grupo exclusivo e na vanguarda dos esforços liderados por Washington para impedir a expansão militar chinesa.

Wang acusou nesta terça-feira os países do grupo AUKUS de incitar uma corrida armamentista e afirmou que o acordo de segurança é "um caso típico de mentalidade da Guerra Fria".

A venda de submarinos "constitui um risco severo de proliferação nuclear e viola os objetivos do Tratado de Não Proliferação", declarou Wang em entrevista coletiva.

ehl-je/pbt/mas/zm/mis/fp