Nasa monitora asteroide que pode colidir com a Terra em 2046

O asteroide foi detectado pela 1ª vez em fevereiro de 2023, em um observatório no Chile; saiba quais as chances de colisão

A Agência Espacial Norte-americana (Nasa) identificou um asteroide de 50 metros de diâmetro que se aproximará da Terra e, ainda que mínima, terá chance de colidir com o nosso planeta em 14 de fevereiro de 2046.

Segundo o departamento de Coordenação de Defesa Planetária, o risco de asteroide chamado de “2023 DW” se chocar com a Terra é de cerca de 1 em 625. Ainda que a proximidade seja considerável, o impacto é improvável.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas anos no futuro", afirmou a Nasa.

Identificado pela primeira vez 

O 2023 DW foi detectado pela primeira vez no dia 26 de fevereiro, em um observatório no Chile.

Em um comunicado publicado na última terça-feira, 7, no Twitter, a agência disse que o corpo celeste ficará em constante monitoramento.

“Temos rastreado um novo asteroide chamado 2023 DW que tem uma chance muito pequena de impactar a Terra em 2046. Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos pela primeira vez, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas anos no futuro”, informou.

 

 

No ano passado, a Nasa conseguiu desviar, pela primeira vez na história, a trajetória de um asteroide com sucesso. O teste faz parte de uma missão para verificar a capacidade de desviar futuros corpos celestes que poderiam entrar em rota com a Terra.

Confira matérias relacionadas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar