Quinze presos em manifestação contra refugiados no Reino Unido
Quinze pessoas foram presas no Reino Unido após uma marcha contra o acolhimento de refugiados resultar em violentos confrontos com a polícia, nesta sexta-feira (11) à noite próximo a um hotel para solicitantes de refúgio perto de Liverpool.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram centenas de pessoas reunidas próximas a um hotel em Knowsley, próximo de Liverpool. Em algumas imagens é possível ver uma viatura da polícia em chamas e oficiais com escudos antidistúrbios.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Centenas de ativistas de extrema direita, opostos ao acolhimento de refugiados no Reino Unido, haviam se reunido em frente ao hotel, utilizado desde janeiro de 2022 pelo Ministério do Interior para hospedar os solicitantes de refúgio.
A polícia indicou que quinze pessoas, de 13 a 54 anos, foram presos.
Em apoio aos refugiados, as associações de defesa dos direitos para imigrantes organizou uma contramanifestação.
Em um comunicado, a polícia explicou que o protesto começou como uma mobilização "pacífica". No entanto, "durante a noite foram lançados projéteis contra os policiais e um veículo de polícia foi danificado", sem feridos.
O governo conservador -- que considera como uma de suas prioridades a luta contra a imigração ilegal -- enrijeceu seu discurso contra os refugiados no momento em que o sistema para solicitantes de asilo está sobrecarregado.