Cidade ucraniana de Vugledar é cenário de batalha violenta
10:46 | Jan. 27, 2023
Uma batalha intensa está em curso em Vugledar, cidade do leste da Ucrânia que as tropas russas tentam conquistar, anunciaram os dois lados nesta sexta-feira (27).
O comandante da ocupação russa da região ucraniana de Donetsk (leste), Denis Pushilin, afirmou que esperava boas notícias" de Vugledar, uma cidade de mineração que antes da guerra tinha 15.000 habitantes.
A conquista de Vugledar "mudaria o equilíbrio de forças na frente de batalha", abrindo caminho para uma ofensiva em direção às cidades de Pokrovsk e Kurakhove, mais ao norte, destacou Pushilin em declarações à agência de notícias Ria Novosti.
Um de seus conselheiros declarou à agência Tass que estavam em curso combates "brutais" e que as forças russas "estabeleceram presença no sudeste e leste da cidade".
O porta-voz do exército ucraniano, Serguei Cherevaty, confirmou "combates violentos", mas afirmou que as tropas de Kiev impediram o avanço das forças russas.
"O inimigo está buscando uma vitória nesta região, mas não consegue graças aos esforços das forças de defesa da Ucrânia", disse.
A Ucrânia afirmou esta semana que o exército russo, superior em número oficiais e de equipamentos, intensificou os ataques no leste, em particular em Vugledar e Bakhmut, uma localidade que tentam controlar há vários meses.
As forças russas e as tropas do grupo paramilitar Wagner conquistaram recentemente Soledar, uma pequena cidade ao norte de Bakhmut.
Esta foi a primeira vitória de Moscou após uma série de derrotas militares.
bur/pz/meb/jvb/fp