Ucrânia afirma resistir a uma ofensiva russa de 'alta intensidade' na cidade de Soledar
06:24 | Jan. 13, 2023
A Ucrânia resiste a uma ofensiva russa de "alta intensidade" na cidade oriental de Soledar, para onde a Rússia enviou mais tropas, disse a vice-ministra da Defesa, Ganna Malyar, na manhã desta sexta-feira (13).
"As hostilidades continuam. O inimigo lançou quase todas as suas forças principais para a região de Donetsk e mantém uma ofensiva de alta intensidade", afirmou Malyar no Telegram, depois de garantir que a noite foi difícil.
A vice-ministra ucraniana considerou que "é uma fase difícil da guerra".
"Mas nós vamos ganhar. Nossos combatentes estão tentando bravamente manter nossa defesa", disse.
Os combates dentro e ao redor de Soledar duram vários meses, mas sua intensidade aumentou consideravelmente nos últimos dias, enquanto o Exército ucraniano luta nesta pequena cidade conhecida por suas minas de sal contra mercenários do grupo paramilitar russo Wagner.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, prometeu na quinta-feira entregar todo o material militar necessário para defender Soledar e Bakhmut - 15 km de distância -, uma grande cidade do leste que também resiste há semanas à ofensiva militar russa e que Moscou tenta conquistar desde o verão boreal.
O chefe do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, afirmou na quarta-feira que seus homens controlavam Soledar, mas tanto o Kremlin quanto as autoridades ucranianas rapidamente negaram.
A Rússia lançou a sua ofensiva nesta área de Donetsk depois de sofrer vários contratempos que levaram o presidente russo Vladimir Putin a mobilizar centenas de milhares de reservistas e lançar uma campanha de bombardeios contra as infraestruturas energéticas.
bur/ach/mis/avl/aa