Índia: cidade afunda 14 centímetros em um ano e pode desaparecer
Joshimath fica em uma região com solo instável, e afundou 5,4 cm em menos de duas semanas desde o fim de 2022; construções na cidade indiana têm rachaduras
06:34 | Jan. 13, 2023
A cidade indiana de Joshimath, no estado de Uttarakhand, corre o risco de desaparecer totalmente. As informações são da mídia local e do governo indiano.
Desde o fim de dezembro de 2022, diversas construções na cidade apresentaram rachaduras repentinas, e o chão em várias partes de Joshimath começou a ceder. Nas últimas duas semanas, o afundamento da cidade foi de 5,4 centímetros.
O número se soma ao registrado durante o resto do ano, totalizando 14,3 cm desde abril de 2022. O governo estadual realizou reunião nesta sexta-feira, 13, e emitiu uma série de medidas para auxiliar os cidadãos impactados.
Atualmente, serviços de emergência fazem o resgate e salvamento de moradores em áreas com maior risco. Cerca de 100 famílias já foram realocadas.
Toda a cidade, no entanto, pode afundar em breve. A Agência Aeroespacial da Índia (Isro) divulgou imagens de satélite mostrando as alterações no solo, e designou os limites municipais como "zonas sensíveis".
Mais notícias internacionais
Leia mais
-
Tornado no sul dos EUA deixa ao menos 6 mortos
-
Ucrânia afirma resistir a uma ofensiva russa de 'alta intensidade' na cidade de Soledar
-
Divisões na oposição venezuelana respingam em mesa de negociação com Maduro
-
Biden na defensiva após descoberta de documentos confidenciais
-
Lima se soma a protestos por renúncia da presidente no Peru
-
Aeroporto de Cusco, meca do turismo no Peru, é fechado por ameaça de protestos
-
Governo dos EUA examina mais de 500 informes sobre óvnis
-
Ovos de avestruz de mais de 4 mil anos são encontrados em Israel