Considerado extinto há 24 anos, peixe-zumbi volta à natureza após conceber 3 mil filhotes
A descoberta foi feita após um grupo de biólogos da Middle Creek Aquaculture começar a criar alguns desses peixes em cativeiro
16:20 | Dez. 17, 2022
Considerado extinto há 24 anos, o peixe de água doce gobião-pintado-do-sul, também conhecido como peixe-zumbi, foi reintroduzido na natureza no dia 6 de dezembro. O fato aconteceu após os pesquisadores descobrirem que mais de 3 mil filhotes da espécie haviam sido concebidos após um teste bem sucedido.
A descoberta foi feita após um grupo de biólogos da Middle Creek Aquaculture começar a criar alguns desses peixes em cativeiro, esperando sua procriação. Após o resultado ser positivo, a espécie retornou ao meio ambiente nesta semana, em Bendigo, próximo a Sydney, na Austrália.
Reprodução
O pesquisador Chris Lamin relatou ao portal de notícias ABC News, que os testes foram feitos por um macho e três fêmeas. A reprodução dos animais ocorreu melhor do que o esperado, surpreendendo a todos com o volume de filhotes nascidos.
O gobião-pintado-do-sul, semelhante a um peixinho dourado, e considerado extinto em 1998, tem melhor reprodução no verão, além de preferir viver nas profundezas dos rios.