Congresso dos Estados Unidos evita paralisação do governo federal
O Senado dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira uma lei de orçamento que estende os fundos federais aos níveis atuais até 23 de dezembro, como já havia feito a Câmara de Representantes, para evitar a paralisação da administração federal.
Os senadores aprovaram a lei por 71-19, assim como a Câmara havia feito na quarta-feira, para evitar o chamado "shutdown", ou paralisação do governo. O texto segue agora para a assinatura do presidente Joe Biden.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Assim, o Congresso tem mais uma semana para negociar um acordo de gastos de longo prazo que prossiga até o fim do ano fiscal de 2023.
Os congressistas atuaram de maneira rápida, pois o prazo para aprovação de uma lei de orçamento acabava à meia-noite de sexta-feira.
Se o projeto não fosse aprovado, o financiamento dos serviços federais seria cortado e as operações de vários setores do governo seriam interrompidas.
Departamentos governamentais e outros edifícios federais, assim como parques nacionais, alguns museus e outras organizações seriam afetados pelo "shutdown".
A "paralisação" do inverno entre 2018 e 2019, a maior da história dos Estados Unidos, chegou a afetar até a revista de bagagens nos aeroportos.
Apesar da forte divisão partidária, a maioria dos parlamentares democratas e republicanos não deseja um "shutdown", uma situação que pode provocar cenas de caos antes das festas de fim de ano.
Os dois partidos, no entanto, ainda não alcançaram um acordo sobre um orçamento final para o ano fiscal de 2023.