Macron diz a Lula que esperava sua vitória 'com muita impaciência'
O presidente da França, Emmanuel Macron, felicitou nesta segunda-feira (31) por telefone o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que "esperava com muita impaciência por este momento".
"Para nós é uma excelente notícia", afirmou Macron, em referência à vitória do petista nas eleições presidenciais sobre o atual presidente Jair Bolsonaro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Devo dizer que esperava com muita impaciência por este momento para que possamos reativar uma colaboração estratégica à altura de nossa história e dos desafios que temos pela frente", indicou Macron, um dos primeiros líderes mundiais a felicitar Lula após a confirmação da vitória nas urnas, na noite de domingo.
De acordo com a presidência francesa, Emmanuel Macron e Lula conversaram sobre "uma reativação da relação bilateral em todos os âmbitos", incluindo "a proteção do clima e da biodiversidade".
"Vivemos um dia muito feliz porque conseguimos recuperar a democracia em nosso país", afirmou Lula a Macron, segundo o vídeo.
O chefe de Estado francês mantém relações muito tensas com Jair Bolsonaro. Os dois líderes trocaram farpas públicas em 2019 devido ao desmatamento desenfreado da Amazônia.
Na época, Bolsonaro chegou a criticar a aparência da primeira-dama francesa, Brigitte Macron.
fff/pab/alc/jvb/am