Explosão de dois carros-bomba na Somália deixa ao menos 9 mortos
Pelo menos nove pessoas, incluindo crianças, morreram neste sábado (29) na explosão de dois carros-bomba em frente ao Ministério da Educação da Somália, na capital Mogadíscio, informaram fontes de segurança e testemunhas.
As duas "explosões simultâneas" ocorreram em uma estrada em frente ao ministério e causaram "várias vítimas", disse Sadik Dudishe, porta-voz da polícia somali.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Outro policial, Ibrahim Mohamed, disse que um dos veículos carregados de explosivos conseguiu entrar no complexo do ministério, o que levou a um tiroteio. "Alguns minutos depois, outra explosão ocorreu na mesma área", acrescentou.
"Eu estava entre os primeiros agentes de segurança que chegaram na área, vi os corpos de nove pessoas, a maioria civis, incluindo uma mulher e crianças", declarou o oficial de segurança Ahmed Ali, acrescentando que os ataques deixaram dezenas de feridos.
Outro oficial, Yusuf Abdullahi, comunicou o mesmo número de vítimas.
"Os terroristas implacáveis mataram mães. Algumas morreram com seus filhos nas costas", disse o porta-voz da polícia Sadik Dudishe, sem fazer um balanço das vítimas.
Segundo Dudishe, os alvos dos ataques foram "estudantes e outros civis".
De acordo com uma testemunha, Abdirahman Ise, havia muitas pessoas na estrada que faz fronteira com o ministério no momento da primeira explosão.
"Vi muita fumaça ao redor do ministério e muitos danos", disse outra testemunha, Amino Salad.
Este tipo de ataque - que não foi reivindicado até o momento - é geralmente atribuído pelas autoridades somalis aos milicianos jihadistas do Al Shabab, que atacam regularmente a capital e as principais cidades da Somália.
nur-ho/jhd/mab/jvb/aa
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente