Papa pede fim do 'ódio' e da 'intolerância' no Brasil

12:13 | Out. 26, 2022

Por: AFP

O papa Francisco pediu, nesta quarta-feira (26), o fim do "ódio, da intolerância e da violência" no Brasil, a quatro dias do segundo turno da eleição presidencial disputada entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula Da Silva.

"Nossa Senhora Aparecida proteja e cuide do povo brasileiro", disse Francisco, mencionando a padroeira do Brasil, durante a tradicional audiência geral de quarta-feira no Vaticano.

"Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência", pediu o papa argentino, que saudou em português "os peregrinos de língua portuguesa" presentes na Praça São Pedro.

O Brasil decidirá neste domingo se reelege Bolsonaro ou se Lula, favorito nas pesquisas, chegará ao poder pela terceira vez.

Lula, de 76 anos, que governou o Brasil entre 2003 e 2010, se impôs com 48,4% dos votos no primeiro turno das eleições em 2 de outubro, frente a 43,2% para Bolsonaro.

A campanha tem sido marcada por questionamentos de Bolsonaro e seus aliados contra decisões judiciais e a autoridade eleitoral, além de uma profunda polarização e casos de violência política.

No domingo, o ex-deputado Roberto Jefferson, aliado de Bolsonaro, atirou e lançou granadas contra policiais, deixando ao menos dois feridos, em uma tentativa fracassada de impedir sua prisão.

bur-meb/js/jc