Papa Francisco menciona Menina Benigna em audiência geral semanal

A jovem que foi assassinada após tentativa de estupro se tornará a primeira beata cearense a 4ª mártir do Brasil.

12:38 | Out. 26, 2022

Por: João Vitor Umbelino
A menina de 13 anos foi assassinada com golpes de facão após tentativa de estupro em Santana do Cariri, interior do estado do Ceará (foto: Demitri Túlio)

Na manhã desta quarta-feira, 26, o papa Francisco fez uma menção à beatificação da Menina Benigna. A menina assassinada em outubro de 1941 se tornará a primeira beata cearense e 4ª mártir do Brasil.

O papa fez menção sobre a beatificação durante a audiência geral semanal e falou sobre a pureza e dignidade de Benigna. “Que seu exemplo nos ajude a ser generosos discípulos de Deus” acrescentou ele.

Francisco ainda pediu proteção para o povo brasileiro. “Que o liberte do ódio, da intolerância e da violência", finalizou Papa.

Primeira beata cearense

 

A menina de 13 anos foi assassinada com golpes de facão após tentativa de estupro em Santana do Cariri, interior do estado do Ceará. O caso aconteceu em 1941 e se tornou um símbolo da violência contra a mulher.

Desde então a Menina Benigna conquistou uma devoção espontânea, fazendo pessoas irem até o local da morte para rezarem, pedirem intercessão e realizarem romarias em homenagem à Benigna. Em 2005 foi construída uma capela próxima ao local da morte.

Após intensificação na devoção, a Igreja assumiu a causa em 2013 e começou o processo de beatificação da jovem. O processo foi aceito em 2019 e teve a sua conclusão na última segunda-feira, 24.

Complexo de Benigna

 

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cariri está construindo um local para receber os devotos da jovem. O “Complexo de Benigna” já está com 35% das suas obras concluídas e fica próxima a capela do martírio que foi construída em 2005.

A previsão é de que o complexo seja entregue até agosto de 2023. O local terá uma estátua de mais de 20 metros da beata e um espaço para oração que será nomeado de Santuário de Benigna.