Achado em Portugal, peixe ósseo de quase 3 toneladas é o maior já registrado

O animal da espécie peixe-lua pesava mais de 2.700 quilos, maior peso registrado dentre os peixes ósseos

13:54 | Out. 19, 2022

Por: João Vitor Umbelino
Espécie de peixe-lua gigante encontrado em Portugal pesando mais de 2.700 quilos (foto: Reprodução Atlantic Naturalist)

Um peixe-lua de quase três toneladas foi encontrado morto perto da Ilha Faial, em Portugal. Com 2.744 quilos, ele passa a ser o maior peixe ósseo já registrado e supera a fêmea da sua espécie encontrada em Kamogawa, no Japão, em 1996, que possuía 2.300 quilos.

O peixe-lua recordista de peso foi achado em dezembro de 2021, mas as informações sobre ele foram divulgadas somente no início deste mês, no artigo “Journal of Fish Biology”.

Dentre os tipos de peixes, ósseos e cartilaginosos, o peixe-lua encontrado é o maior dos peixes ósseos, tipo de peixe que apresentam ossos e são maioria da espécie, cerca de 30 mil.

Contudo, o maior peixe já encontrado faz parte do tipo de peixes cartilaginosos, aqueles que apresentam cartilagem, como o tubarão e a arraia. O recorde do tipo de peixe cartilaginoso já encontrado é de um tubarão-baleia que pesava aproximadamente 30 toneladas. Com informações da CNN.

O mar ainda pode abrigar mais outros peixes gigantes

 

O biólogo José Nuno Gomes-Pereira, principal autor do artigo e investigador da associação Atlantic Naturalist, disse à rede de notícias CNN na terça-feira, 18, que a presença de um peixe desse tamanho é um “sinal de que os oceanos ainda estão saudáveis o suficiente para sustentar as espécies mais pesadas existentes”.

Porém, o biólogo alertou para a poluição e o tráfego dos barcos perto da ilhas, já que o animal foi encontrado morto.