Achado em Portugal, peixe ósseo de quase 3 toneladas é o maior já registrado
O animal da espécie peixe-lua pesava mais de 2.700 quilos, maior peso registrado dentre os peixes ósseosUm peixe-lua de quase três toneladas foi encontrado morto perto da Ilha Faial, em Portugal. Com 2.744 quilos, ele passa a ser o maior peixe ósseo já registrado e supera a fêmea da sua espécie encontrada em Kamogawa, no Japão, em 1996, que possuía 2.300 quilos.
O peixe-lua recordista de peso foi achado em dezembro de 2021, mas as informações sobre ele foram divulgadas somente no início deste mês, no artigo “Journal of Fish Biology”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Dentre os tipos de peixes, ósseos e cartilaginosos, o peixe-lua encontrado é o maior dos peixes ósseos, tipo de peixe que apresentam ossos e são maioria da espécie, cerca de 30 mil.
Contudo, o maior peixe já encontrado faz parte do tipo de peixes cartilaginosos, aqueles que apresentam cartilagem, como o tubarão e a arraia. O recorde do tipo de peixe cartilaginoso já encontrado é de um tubarão-baleia que pesava aproximadamente 30 toneladas. Com informações da CNN.
O mar ainda pode abrigar mais outros peixes gigantes
O biólogo José Nuno Gomes-Pereira, principal autor do artigo e investigador da associação Atlantic Naturalist, disse à rede de notícias CNN na terça-feira, 18, que a presença de um peixe desse tamanho é um “sinal de que os oceanos ainda estão saudáveis o suficiente para sustentar as espécies mais pesadas existentes”.
Porém, o biólogo alertou para a poluição e o tráfego dos barcos perto da ilhas, já que o animal foi encontrado morto.