iPhone confunde montanha-russa com acidente e sistema de segurança aciona serviço de emergência

Detector de acidentes funciona mesmo que não haja internet ou quando o telefone estiver com sinal indisponível e já gerou ao menos seis alarmes falsos nos Estados Unidos

Uma mulher de 39 anos viveu uma experiência inusitada ao utilizar seu iPhone 14 dois dias depois de comprá-lo. Durante a visita a um parque de diversão nos Estados Unidos, o celular da dentista Sara White, acionou o serviço de emergência estadunidense por engano.

O caso que ocorreu no dia 18 de setembro e teve grande repercussão nesta semana. Sara estava no parque Kings Island em Cincinnati, nos Estados Unidos, quando decidiu ir na montanha-russa. O brinquedo pode alcançar 33 metros de altura e atingir cerca de 80 km/h.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Por causa desse movimento, o sensor de acidentes do smartphone, que foi lançado esse ano, entendeu que havia ocorrido um acidente com a dona do aparelho e acionou o serviço de emergência. 

Segundo o Wall Street Journal, o serviço da Aplle ligou para o 911, a emergência dos EUA, e enviou a seguinte mensagem de texto automática: "O proprietário deste iPhone sofreu um grave acidente de carro e não está respondendo ao telefone".

Os policiais chegaram a ir ao parque, mas como perceberam que não havia ocorrência no local, decidiram ir embora.

Como a dentista estava no brinquedo, ela não percebeu as ligações feitas automaticamente. Sarah apenas se deu conta do ocorrido quando saiu da montanha-russa e as notificações mostravam as chamadas perdidas e o correio de voz da emergência.

A moça, então, retornou as ligações para a central de urgências e avisar sobre o engano. Ainda de acordo com o jornal, o serviço registrou outras seis ligações desse tipo em setembro.

Em contrapartida, já foram registrados casos em que o sistema foi acionado corretamente. Um deles ocorreu no dia 3 de outubro em Nebraska, após o carro do proprietário do celular bater em uma árvore. No caso, seis pessoas morreram. 

Como funciona o serviço de detecção de acidentes no iPhone?

A funcionalidade de detecção de acidentes é compatível com toda a linha do iPhone 14, que engloba o 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max, além do Apple Watch Serie 8, SE e Ultra.

O mecanismo usa sensores como o acelerômetro e o giroscópio para que seja identificado qualquer situação em que ocorra mudanças drásticas de velocidade.

Caso o iPhone detecte tal alteração, o dispositivo irá soar um alarme na tela por 10 segundos, para confirmar que está "tudo bem" com o usuário. Se não houver resposta, o aparelho inicia uma contagem regressiva de outros 10 segundos com sons mais altos.

Se mesmo assim o usuário não desativar o sistema, automaticamente é feita uma ligação para o serviço de emergência. A gravação também é reproduzida para o usuário.

Essa ferramenta funciona mesmo quando não houver sinal de telefonia móvel. Serviço também permanece disponível mesmo que não haja internet.

Confira notícias relacionadas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

iPhone celular Apple acidente iPhone 14 montanha-russa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar