Simone Tebet vai apoiar Lula no segundo turno

A senadora Simone Tebet, terceira colocada nas eleições presidenciais, declarou nesta quarta-feira apoio a Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno, em 30 de outubro, contra o presidente Jair Bolsonaro.

"Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato, depositarei nele o meu voto, porque reconheço no candidato Lula seu compromisso com a democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente", disse Simone, senadora pelo centrista Movimento Democrático Brasileiro (MDB), durante entrevista coletiva em São Paulo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Com 4,9 milhões de votos (4%), a senadora foi uma das surpresas da eleição e arrebatou o terceiro lugar de Ciro Gomes (3%), que ficou em quarto. "Peço desculpas aos meus amigos e companheiros que imploraram pela neutralidade. O que está em jogo é muito maior do que cada um de nós", justificou a ex-candidata, altamente crítica da gestão de Bolsonaro. "A arma ocupou o lugar do livro."

Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), também recebeu nesta quarta-feira o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), o qual disse em um tuíte que votará no petista "por uma história de luta pela democracia e inclusão social".

Lula agradeceu "pelo voto e confiança. O Brasil precisa de diálogo e paz", respondeu a Cardoso, que foi seu adversário pelo PSDB nas eleições de 1994 e 1998.

Ciro Gomes, que disputou o primeiro turno com um duro discurso contra Lula, deu seu apoio ao candidato nesta terça-feira, alinhado a seu partido, mas com relutância. "É a última saída", expressou o político, 64, que fez parte do gabinete de Lula entre 2003 e 2006.

Bolsonaro, por sua vez, obteve o apoio do ex-juiz Sergio Moro, que condenou Lula, e dos governadores reeleitos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, entre outros.

msi/mel/dga/lb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Brasil eleições política Simone Tebet

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar