Japão encerrará em outubro restrições ao turismo internacional

País adotou medidas no começo da pandemia de Covid-19 para evitar que estrangeiros levassem coronavírus ao Japão; restrições devem ser encerradas a partir de 11 de outubro

06:27 | Set. 23, 2022

Por: Bemfica de Oliva
Aeroporto de Haneda, em Tóquio, no Japão (foto: Marcus Ng/Unsplash)

O governo japonês anunciou nessa quinta-feira, 22, que encerrará as restrições ao turismo internacional no país. As mudanças devem acontecer a partir de 11 de outubro.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. O político está em viagem a Nova Iorque para a Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Entre as mudanças estão a volta da entrada de turistas sem necessidade de vistos para diversos países. O Brasil, no entanto, não está na lista: desde antes da pandemia, o Japão já exigia vistos para qualquer entrada de brasileiros.

O limite diário de entrada estrangeiros no Japão, que era de 50 mil, também deixará de existir. Com a mudança, as restrições de entrada no país devem voltar quase ao que eram no período pré-pandêmico.

Algumas medidas foram anunciadas, porém, para mitigar possíveis riscos. O comprovante de vacinação segue sendo exigido para entrada no país, e hotéis do Japão podem recusar a estadia de pessoas que não adotem medidas como o uso de máscaras.

Com as mudanças, o Japão espera reacender o turismo no país. A expectativa é que o iene fraco, com valor mais baixo comparado ao dólar em décadas, estimule o fluxo de estrangeiros.

Mais notícias internacionais