Telescópio James Webb faz captura incrível de Netuno; veja a imagem
Além de mostrar uma série de pequenos anéis que nunca foram captados antes, a fotografia mostrou Netuno sem sua cor azulada carecterística, já que é a primeira vez que ele é visto em infravermelhoO telescópio lançado em dezembro de 2021, James Webb, fez sua primeira imagem de Netuno. A foto é o registro mais nítido do planeta em mais de 30 anos de capturas fotográficas, de acordo com o portal da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa).
O mais incrível da imagem é a captura dos anéis do planeta, que não eram detectados desde a observação da espaçonave Voyager 2 da NASA em 1989, o que também foi um marco já que foi a primeira observação de Netuno.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A fotografia apresenta, além dos anéis nítidos e brilhantes, as faixas de poeira que envolvem o planeta e metade das 14 luas dele: Galatea, Naiad, Thalassa, Despina, Proteus, Larissa, e Triton (a maior lua, sendo o ponto de luz mais brilhante da imagem)
James Webb: cientista fala sobre a importância da nova imagem de Netuno
Heidi Hammel, cientista da NASA e especialista nos estudos do sistema do planeta, esteve na equipe de imagens de Netuno na viagem da Voyage 2 em 1989.
Heidi reforça a importância da captura do novo telescópio. “Faz três décadas desde a última vez que vimos esses anéis fracos e empoeirados, e esta é a primeira vez que os vemos no infravermelho”.
Em seu Twitter, a cientista admite a emoção que foi ver a imagem feita por James Webb pela primeira vez. “Não vou mentir. Eu chorei quando vi as primeiras imagens de netuno feitas pelo jwst! ‘mds’ - olha esses anéis”
Not gonna lie. I ugy-cried when I saw THE FIRST JWST NEPTUNE IMAGES! "O M G - LOOK AT THE RINGS" I was yelling, making my kids, my mom, even my cats look. More than 20 years in the making, and JWST delivered. https://t.co/48bxjAlztC pic.twitter.com/qPtiW2hyFm
— Dr Heidi B. Hammel (@hbhammel) September 21, 2022
Os anéis, que são o motivo de entusiasmo de Heidi Hammel, são uma das características marcantes do planeta. Netuno possui 6 anéis conhecidos, formados por partículas de rocha, poeira e gelo. As observações feitas pela Voyage 2 (1989) constataram que eles não são uniformes e apresentam quatro regiões densas de poeira.
Na litografia disponibilizada pela Nasa é possível ter acesso a mais informações sobre o planeta.
Netuno e sua imagem nítida; como o telescópio funciona?
O telescópio James Webb conseguiu uma captura tão clara de Netuno através de sua Near-Infrared Camera (NIRCam). Esta câmera possui três filtros infravermelhos que permitem mostrar os detalhes do planeta, que está 30 vezes mais distante do sol que o planeta Terra.
A captura das nuvens de poeira próximas ao planeta, elemento com menor destaque da imagem, ocorre por meio da absorção intensa do gás metano das faixas vermelhas e do infravermelho próximo. As nuvens de gelo de metano que aparecem como listras e manchas brilhantes na imagem, refletem a luz solar antes de ser absorvida pelo gás.