Com gasolina mais barata, preços no atacado caem em agosto nos EUA

Os preços no atacado diminuíram em agosto nos Estados Unidos, graças à gasolina mais barata, uma queda alinhada com o que era esperado pelos analistas, mas que mostra alguns setores com altas ainda importantes.

O índice de preços ao produtor (PPI) recuou pelo segundo mês consecutivo em agosto apenas 0,1% em relação a julho, segundo dados publicados nesta quarta-feira (14) pelo Departamento do Trabalho.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os consumidores sentiram a redução dos preços da gasolina, mas foi a queda de 6% nos preços atacadistas da energia em agosto a chave para a moderação da alta do índice PPI em quase um ponto percentual, a 8,7% em 12 meses.

Em julho, também em 12 meses, a alta de preços no atacado foi de 9,8%, enquanto em julho foi de 11,3%.

"Embora se trate de um passo na direção certa, os custos de produção continuam aumentando rapidamente, muito acima da meta" da inflação de longo prazo do Federal Reserve (Fed, banco central americano), de 2%, destacou Rubeela Farooqi, da HFE.

O índice PPI é uma medida da inflação, que leva em conta os preços da perspectiva dos fabricantes e vendedores.

Do lado dos consumidores, a inflação diminuiu menos do que era esperado pelo mercado em agosto nos Estados Unidos, a 8,3% em 12 meses, também graças à queda dos preços da gasolina, mas os aluguéis e a alimentação continuam subindo.

Os preços ao consumo aumentaram 8,3% em 12 meses até agosto frente a 8,5% em julho e 9,1% em junho, segundo o índice CPI, publicado na terça-feira pelo Departamento do Trabalho.

Esta leve moderação decepcionou os analistas, que esperavam uma queda para 8% e abalou os mercados. Wall Street fechou em forte queda devido ao pânico gerado pelo índice CPI a poucos dias de uma reunião chave sobre política monetária do Fed, que vem elevando suas taxas de juros para esfriar a economia.

jul/jum/mj/mr/cjc/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA conjuntura inflação macroeconomia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar