Grande incêndio florestal continua seu avanço em Oregon, nos EUA
Um grande incêndio florestal no estado americano do Oregon continuou a assolar a região, onde a fumaça espessa deteriora a qualidade do ar e as chamas consomem árvores, apontaram autoridades locais nesta terça-feira (13).
Este é apenas um dos muitos incêndios que atingem o oeste do país e se espalham como resultado de uma longa seca.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O incêndio "Cedar Creek", causado por um raio que atingiu uma área de difícil acesso em 1º de agosto, já destruiu cerca de 37.500 hectares no Oregon e até agora não foi totalmente controlado, segundo o último relatório das autoridades.
"A fumaça continua criando uma má qualidade do ar, o que provavelmente permanecerá por vários dias", disse o corpo de bombeiros do estado em um comunicado.
"Na terça-feira, os bombeiros vão continuar a melhorar e a preparar as rotas que vão servir de linha de contenção", acrescentou.
Uma chuva leve impactou a propagação do fogo, que tinha quadruplicado em apenas alguns dias, e a queda das temperaturas nos próximos dias deve ajudar a retardar seu progresso, segundo as autoridades.
Mais de 2.000 casas e cerca de 400 estabelecimentos comerciais continuam sob ameaça, mas as autoridades reduziram o nível de alerta de seu plano de evacuação de 3 para 2 em algumas áreas.
Centenas de moradores foram obrigados a evacuar e as autoridades alertaram outros milhares para estarem preparados, caso seja necessário.
Outro incêndio, o Double Creek, está devastando o noroeste do Oregon desde 30 de agosto e já destruiu mais de 62.000 hectares de floresta.
O oeste americano sofre as consequências de mais de duas décadas de seca devastadora, agravada pelas mudanças climáticas. Mais de 90 incêndios estão ativos em diferentes estados dessa região dos Estados Unidos.
Os bombeiros se concentram especialmente no Fairview Fire, nos arredores de Los Angeles, assim como no incêndio "Mosquito Fire", próximo à cidade de Sacramento.
iba/seb/cjc/gm/ap/mvv