FMI anuncia acordo de resgate de US$ 2,9 bilhões para o Sri Lanka

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta quinta-feira um acordo preliminar de apoio ao Sri Lanka, com um financiamento de resgate por 2,9 bilhões de dólares em quatro anos.

A ajuda do organismo internacional é uma condição para o sucesso do plano do país insular de reestruturar sua dívida externa de 51 bilhões de dólares, depois do default em abril.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Os objetivos do novo programa do Sri Lanka, apoiado pelo FMI, são restaurar a estabilidade macroeconômica e a sustentabilidade da dívida", afirmou o FMI em um comunicado, após nove dias de negociações em Colombo.

De acordo com o FMI, o Sri Lanka concordou em aumentar a receita, eliminar subsídios, manter uma taxa de câmbio flexível e reconstruir suas reservas externas, que ficaram vazias.

A crise econômica sem precedentes no Sri Lanka provocou protestos que resultaram na queda do presidente Gotabaya Rajapaksa em julho.

O país de 22 milhões de habitantes enfrenta desde o ano passado uma escassez de alimentos, combustíveis e medicamentos, além de apagões prolongados e inflação fora de controle.

aj/gle/cwl/mas/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

FMI SriLanka economia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar