Rainha Elizabeth II: Com a morte da monarca, quem assume?
A monarca está sob cuidados médicos e estado de saúde preocupaOs quatro filhos da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, se encontram no palácio de Balmoral, na Escócia, onde ela está sob supervisão médica e cujo estado de saúde "preocupa" a equipe de profissionais da saúde. Aos 96 anos, a monarca é mais a longeva na coroa, já que nasceu em 1926 e virou rainha em 1952, aos 25 anos. Ela completa 70 anos no trono em 2022.
Neste momento, o mundo acompanha informações sobre o estado de Elizabeth II. Logo após a divulgação que sua saúde "preocupava", os internautas passaram a buscar no Google, em larga escala, como seria a linha sucessória da coroa britânica.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Após uma nova avaliação esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob vigilância médica", informou mais cedo o Palácio de Buckingham.
Quem assume se a Rainha Elizabeth II morrer?
Conforme a tradição do trono Britânico, que ocorre desde 1301, o filho mais velho assume em caso da morte da monarca. Dessa forma, Charles, que tem 73 anos e, atualmente, é o príncipe de Gales, será declarado rei. Na atualidade, ele tem como esposa Camilla Parker-Bowles, a duquesa da Cornualha, mas já foi casado com a princesa Diana, com quem teve dois filhos: William e Harry.
Após ser oficializado como rei, ele terá de escolher se se chamará Charles III ou optará por um de seus outros nomes: Philip, Arthur e George. Em caso da morte da mãe, o filho terá de fazer um discurso na mesma noite. Depois, às 11 horas do dia seguinte, o Parlamento vai proclamá-lo rei, enquanto o País entra em luto por 12 dias.
Quem está em primeiro lugar na linha sucessória de Charles?
O Príncipe William, Duque de Cambridge, é o segundo na linha sucessória. Em caso de abdicação ou morte de Charles, ele assumiria o trono. William é filho do futuro rei britânico e neto da rainha, nascido em 1982.