Ponte cai durante cerimônia de inauguração na República Democrática do Congo; veja vídeo
Estrutura cedeu enquanto autoridades locais se reuniam para estrear a nova ponte e gerou criticais ao atual governo do país africanoUma ponte desabou no momento exato de sua inauguração durante cerimônia no distrito de Mont-Ngafula, em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.
O fato foi registrado e compartilhado em vídeo pela Africa Facts Zone. Na gravação é possível ver o momento em que delegados do distrito estão em cima da ponte.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Uma mulher corta a fita vermelha como símbolo da inauguração da estrutura e no mesmo instante em que a estrutura é inaugurada, os corrimãos quebram e a construção se parte ao meio.
O caso aconteceu na presença das autoridades locais na última segunda-feira, 5, e começou a repercutir nas redes sociais em meio à críticas ao governo do país africano.
Veja vídeo do momento em que a ponte quebra durante a inauguração:
Bridge collapses while being commissioned in DR Congo. pic.twitter.com/hIzwKWBx9g
— Africa Facts Zone (@AfricaFactsZone) September 5, 2022
Entenda o caso
No momento em que a ponte cede, as pessoas que estavam em cima da estrutura tentam sair dos destroços rapidamente temendo serem carregadas pelo riacho sob o qual a ponte foi construída.
Entre as pessoas que saíram por último do local, estava um homem com uniforme militar que segurava uma garrafa de champanhe, ainda fechada diante do ocorrido.
Logo após a saída das pessoas dos escombros, os pedaços da ponte caíram no riacho. Parte dos destroços foram levados pela correnteza. Apesar do susto, segundo a imprensa local, não houveram pessoas feridas.
A ponte foi construída com a função de ajudar os moradores da região a atravessar o rio em dias chuvosos. Antes, no mesmo local, existia uma estrutura improvisada por onde os moradores se arriscavam a atravessar.
Os residentes relatam que a falta de uma estrutura adequada para travessia no trecho causou a morte de muitas pessoas durante a última enchente registrada na região. As informações são do site Africa Facts Zone.
Nos comentários da publicação no Twitter, uma internauta criticou o governo da República Democrática do Congo.
"Não se surpreenda se o custo desta ponte for superior a um milhão de dólares do dinheiro dos contribuintes. Aqui está o homólogo do Zimbábue, o honorável Patrick Chinamasa de Zanu do governo abrindo uma lixeira", afirma a internauta na postagem.
Conheça um pouco mais sobre Mont-Ngafula
Mont-Ngafula é um município do distrito de Lukunga de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (África). Sua região é uma área montanhosa e fica no sul do estado, sendo cortada pelo vale do rio Lukaya.
Lukunga de Kinshasa é uma região pequena com área de 9.965 km². As temperaturas são altas e a baixa umidade do ambiente cria uma atmosfera pesada e, de acordo com relatos locais, "sufocante". A estação seca, que acontece de junho a setembro, é caracterizada pela ausência de chuva, temperaturas mais baixas e céu nublado.
As informações são do artigo “Kinshasa: ville et environnement”.