Rainha Elizabeth: morre aos 96 anos monarca do Reino Unido
Após 70 anos de reinado sobre o Reino Unido e a Comunidade das Nações, a rainha Elizabeth II morreu nesta quinta, 8, no castelo de Balmoral, na Escócia
14:32 | Set. 08, 2022
Morreu nesta quinta-feira, 8, a regente mais longeva da história do Reino Unido e do mundo: Elizabeth Alexandra Mary Windsor, aos 96 anos.
Nascida em 21 de abril de 1926 e rainha desde fevereiro de 1952, ascendeu ao trono após a morte do pai, o rei George VI, que por sua vez se tornou monarca após a polêmica abdicação do irmão mais velho, Edward VIII.
A morte foi confirmada às 14h30min pelo Palácio de Buckingham em comunicado, um anúncio recebido com enorme emoção no Reino Unido, onde Elizabeth II era muito popular.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", disse o comunicado oficial.
A rainha deixa quatro filhos, oito netos, e doze bisnetos. Seu filho mais velho, Charles, é o herdeiro do trono, assumindo a linha de sucessão e passando-a para os próximos herdeiros presuntivos: seu filho mais velho William e o filho mais velho dele, George.
O reinado de Elizabeth II viu diversas mudanças no panorama global, além da mudança do posicionamento da Inglaterra e do Reino Unido na geopolítica mundial: os desdobramentos da Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, as revoluções culturais e sexuais, a queda do muro de Berlim, a criação da União Europeia, a descolonização da África e, mais recentemente, a pandemia de Covid-19, que vitimou mais de 200 mil no Reino Unido.
Rainha Elizabeth: estado de saúde preocupou médicos
No início da manhã desta quinta, 8, o Palácio de Buckingham, residência oficial da monarquia inglesa, publicou nas contas oficiais da rainha nas redes sociais um anúncio comunicando ao público sobre o estado de saúde da regente:
"Seguido de mais avaliações nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados pela saúde de Sua Majestade, e recomendaram que ela permaneça sob observação médica.
A rainha continua confortável e está em Balmoral."
Após a publicação do anúncio, foi noticiado que um avião particular levava sete membros da família real britânica até o aeroporto de Aberdeen, na Escócia. Após o pouso, os familiares da rainha foram transportados até o castelo de Balmoral, a residência de verão tradicional da rainha, onde se encontrava desde julho
Rainha Elizabeth: 70 anos de reinado
Regente desde 1952, a Rainha Elizabeth colecionou marcos especiais em seu reinado: seus jubileus de prata, ouro, diamante e platina, em 1977, 2002, 2012, and 2022, respectivamente, foram inéditos para uma só monarca.
Em fevereiro de 1945, aos 18 anos, Elizabeth ajudou nos esforços de guerra na Segunda Guerra Mundial ao servir como segunda subalterna honorária no Serviço Territorial Auxiliar, sendo treinada como motorista e mecânica.
Em 1947, a então princesa e herdeira ao trono casou-se com Philip Mountbatten, um príncipe exilado da Grécia e da Dinamarca e também seu primo, que passa a ser conhecido como príncipe Philip, duque de Edimburgo. Seu casamento durou 73 anos, até a morte do consorte em 2021, aos 99 anos de idade.
Seus quatro filhos, Charles, Anne, Andrew e Edward, possuem títulos de príncipes e princesas, e os três homens têm títulos de terras no Reino Unido (Anne não possui por escolha própria).
Tradicionalmente, todos os herdeiros presuntivos ao trono possuem o mesmo título: Príncipe ou Princesa de Gales. Esse é o título que o neto mais velho da rainha, William, herda a partir da ascensão do pai ao trono.
Rainha Elizabeth: anos como monarca também foram marcados por controvérsias
- os esforços da monarquia para apaziguar sentimentos separatistas nos outros países do Reino Unido, como a Irlanda e o País de Gales
- o polêmico divórcio de seu filho mais velho e herdeiro, príncipe Charles, com a ex-mulher, Diana;
- a subsequente morte desta em 1997;
- e as recentes acusações contra o príncipe Andrew, seu terceiro filho, suspeito de envolvimento com o esquema de pedofilia orquestrado pelo americano Jeffrey Epstein.
Rainha Elizabeth: velório irá durar 10 dias
Com a morte da Rainha, o protocolo London Bridge, que consiste em uma programação de 10 dias com protocolos oficiais, é iniciado.
Apenas no dia D10, o caixão da rainha será levado em procissão do Westminster Hall até a Abadia de Westminster, onde será realizado o funeral.
Elizabeth ll será enterrada ao lado do pai, rei George VI (1895-1952), da irmã, princesa Margaret (1930-2002), e do marido, príncipe Philip.
Leia mais
Atualizada às 22h