Messier 74: James Webb captura novas imagens da galáxia fantasma

Sistema estelar pôde ser avistado pelo Webb com maior riqueza de detalhes nas imagens divulgadas na manhã desta segunda-feira, 29

19:45 | Ago. 29, 2022

Por: Bruna Lira
As novas imagens foram capturadas pelo supertelescópio James Webb (foto: ESA/Webb, NASA & CSA, J. Lee and the PHANGS-JWST Team; ESA/Hubble & NASA, R. Chandar Acknowledgement: J. Schmidt)

Uma galáxia curiosa foi capturada nas novas fotos do telescópio espacial internacional James Webb, divulgadas pela agência espacial europeia ESA, na manhã desta segunda-feira, 29. A Messier 74 ou NGC 628, foi apelidada como “galáxia fantasma” devido ao fato de que o sistema é muito difícil de ser observado sem o auxílio de um equipamento profissional.

A galáxia em espiral já teve informações divulgadas pelo astrônomo espanhol Gabriel Brammer, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, em julho deste ano. Agora, o grande sistema estelar pôde ser avistado pelo Webb com maior riqueza de detalhes.

As duas novas imagens reveladas foram feitas a partir dos instrumentos do supertelescópio e de um compilado de dados tanto do James Webb, como do telescópio Hubble. Nelas, a galáxia perfeitamente simétrica de 32 milhões de anos-luz de distância da Terra pode ser vista.

Conforme a ESA, por conta de suas características peculiares, como os braços espirais bem definidos, a galáxia é um alvo favorito para astrônomos que estudam a origem e a estrutura dessas formações galácticas.

O Webb revelou ainda delicados filamentos de gás e poeira nas espirais da Messier 74, que se estendem para fora do centro da imagem.

A partir da combinação dos dados de telescópios, a agência explica que os cientistas podem obter mais informações e detalhes inéditos sobre objetos astronômicos, aumentando o poder de observação de até mesmo um supertelescópio como o Webb.