Chile investiga surgimento de nuvem roxa; fenômeno assusta moradores

Uma equipe técnica foi enviada até a região para investigar o caso, mas não há registros até o momento de pessoas afetadas pelo vapor

23:41 | Ago. 22, 2022

Por: Letícia Marques
Nuvem roxa no Chile (foto: Reprodução)

Autoridades chilenas investigam o surgimento de uma nuvem roxa na região de Tarapacá, norte do Chile. O fenômeno apareceu na tarde desse domingo, 21, chamando atenção dos moradores. A nuvem estaria associada a um vazamento de vapor de iodo da empresa Cosayach, localizada na mesma área.

Segundo informações do portal estrangeiro Al Día, o superintendente do Meio Ambiente, Emanuel Ibarra, confirmou a responsabilidade da empresa no caso, e afirmou que a nuvem se originou de uma falha de umas bombas.

O defeito permitiu que o iodo em estado sólido se transformasse em gasoso e produzisse a nuvem no local.

Uma equipe técnica foi enviada até a região para investigar o caso, mas não há registros até o momento de pessoas afetadas pelo vapor.

O delegado presidencial da região de Tarapacá, Daniel Quinteros, afirmou que equipes estiveram no terreno e se reuniu com autoridades para garantir que não houve registro de consultas "ou afecções médicas em consequência da situação".

Nas redes sociais, o caso ganhou destaque e foi considerado pelos usuários como uma "emergência ambiental". Apesar do susto, as autoridades confirmaram que a nuvem já se dispersou, mas que a empresa Cosayah será responsabilizada por descumprimento das normais ambientais do Chile.

A equipe de segurança continua no local durante 48 horas para avaliar a situação e garantir o bem-estar da população.

En #pozoalmonte, en faena Cala Cala Cosayach se produce una emergencia medioambiental, donde se observa una nube de sublimación de yoduro, se activa plan de emergencia local. @info_emergencia @reddeemergencia @biobio #MedioAmbiente #hazmat pic.twitter.com/QXzcqk6cbP

— Negrita