Andar de bicicleta diariamente reduziria emissões de CO2 drasticamente

Estudo publicado em revista mostra que bicicleta poderia reduzir emissão de dióxido de carbono em quase 700 milhões de toneladas por ano

Se todos viajassem de bicicleta todos os dias, o mundo poderia reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em quase 700 milhões de toneladas por ano, diz pesquisa. O valor equivale às emissões anuais do Canadá. O estudo foi publicado na revista Communications Earth and Environment.

O setor de transporte — e especialmente os carros — é responsável por um quarto das atuais emissões de gases de efeito estufa do aquecimento global, e a demanda global por transporte deve triplicar até meados do século.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Por meio de um banco de dados global sobre posse e uso de bicicletas em 60 países, um grupo de pesquisadores conseguiu mostrar que, embora a fabricação de bicicletas tenha superado a de automóveis entre 1962 e 2015, o percentual de seu uso em deslocamentos diários foi de apenas 5% da média.

Em alguns países, a bicicleta geralmente está relacionada a atividades de lazer e não como meio de transporte.

Mas se todos pedalassem em média 1,6 km por dia, o mundo reduziria as emissões de CO2 em cerca de 414 milhões de toneladas por ano, o equivalente às emissões anuais do Reino Unido, calculam os pesquisadores.

E com 2,6 quilômetros de viagens de bicicleta por dia, as emissões poderiam ser reduzidas em 686 milhões de toneladas por ano.

Para Gang Liu, principal autor do estudo e professor do departamento de tecnologias verdes da Universidade do Sul da Dinamarca, o principal interesse do estudo é mostrar que a bicicleta tem um papel importante a desempenhar na redução da pegada de carbono do transporte, em um momento em que o debate tende a concentrar-se nos carros elétricos.


 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bicicleta mobilidade meio-ambiente emissao de co2 ciencia e saude

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar