Mistério: Cratera com 200 metros de profundidade surge no Deserto do Atacama, no Chile

O prefeito do local publicou imagens mostrando a extensão da abertura; assista ao vídeo

Um buraco de aproximadamente 200 metros de profundidade e 25 metros de diâmetro surgiu na região do deserto do Atacama, no Chile.

O fenômeno apareceu próximo a Mina Alcaparros, na comuna de Tierra Amarilla. Nesta segunda-feira, 1°, as autoridades chilenas acionaram os protocolos de segurança para tentar descobrir a origem do problema.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Cristóbal Zúñiga, prefeito de Tierra Amarilla, demonstrou preocupação com a cratera, já que existem diversas jazidas de mineração e obras subterrâneas no local.

“[O buraco] Ainda está ativo, continua a crescer e é algo que não se via na nossa comunidade”, aponta o gestor.

Apesar do fenômeno ter aparecido perto de uma região povoada, nenhum morador ficou ferido ou sofreu danos. O prefeito tem compartilhado compartilha sobre o aparecimento do buraco em seu Facebook desde o dia 30 de julho.

Segundo o portal CNN, Gerardo Tapia, delegado da região do Atacama, solicitou que o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) realizasse uma inspeção no local.

Em comunicado divulgado, o Sernageomin divulgou que os acessos até o local já foram fechados e que nenhum material foi detectado dentro do buraco.

Apesar de ainda não ser confirmada a causa do surgimento da Cratera, Cristóbal alega que existe intervenção excessiva de mineradoras na região.

“Iremos até às últimas consequências como município para proteger a nossa comunidade e acabar de uma vez por todas com estes abusos e a contaminação excessiva destas empresas mineiras”, destaca em publicação nas redes sociais.

Cristóbal também publicou imagens mostrando a extensão da abertura. Assista ao vídeo:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chile atacama deserto buraco mistério

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar