Ave rara e monogâmica busca companheiro para procriar em zoológico na Europa
Abou é a única fêmea da sua espécie em seu país, por isso, ela foi integrada ao programa internacional de reprodução
14:38 | Jul. 29, 2022
Abou é uma cegonha-bico-de-sapato fêmea de 14 anos que vive no zoológico de Exmoor, no Reino Unido, e está procurando um parceiro macho para procriar.
Espécie raríssima, a ave tem entre suas principais características a monogamia, pouco comum no reino animal.
Abou é a única fêmea da espécie em seu país, por isso, ela foi integrada ao zoológico por meio de um programa internacional de reprodução.
Leia mais
-
Tubarão raro é encontrado morto em praia nas Filipinas; veja imagens
-
Cachorro fica ao lado de caixão durante velório do tutor no Espírito Santo; veja vídeo
-
Vira-lata de Minas Gerais faz sucesso nas redes sociais como "cãoselheiro amoroso"
-
Ratos liofilizados, uma nova técnica para conservar as espécies
A ave é relativamente jovem e a expectativa é que ela tenha cerca de 30 anos de vida pela frente, tempo suficiente para encontrar um parceiro.
Ela nasceu em 2008 em um zoológico na Bélgica e foi enviada agora ao zoológico Exmoor devido à experiência da instituição com aves aquáticas e espécies raras.
De acordo com os britânicos, ela já está pronta para reproduzir. Quando um macho estiver disponível para reprodução, ele também será enviado à instituição para acasalar com Abou.
A espécie
A espécie Balaeniceps rex, conhecida popularmente como cegonha-bico-de-sapato, é considerada uma espécie de "parente vivo" dos dinossauros e corre risco de extinção - atualmente há apenas 3 mil a 5 mil delas vivas no mundo.
Uma peculiaridade dessa ave é sua habilidade de caça: ela é paciente e tem capacidade de permanecer imóvel por muito tempo.
O seu bico, que tem uma espécie de gancho na ponta, ajuda a prender com força sua presa, que são, em grande parte, peixes e rãs.
Seu tamanho varia entre 1,10m e 1,4m e seu peso pode chegar até 7kg. A distância entre as pontas de suas asas pode atingir os dois metros de comprimento.