Irã diz que está decidido a proteger seus interesses nucleares
08:00 | Jul. 15, 2022
O Irã declarou nesta sexta-feira (15) que está ainda mais determinado a manter seus interesses em qualquer acordo sobre o programa nuclear, após a assinatura de uma associação estratégica entre Israel e os Estados Unidos contra Teerã.
"Não vamos negligenciar os direitos inalienáveis da grande nação iraniana" no campo nuclear, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, no Twitter, acrescentando que alcançar um "bom acordo" para Teerã era o objetivo de seu país.
Essa declaração chega um dia depois que o presidente dos EUA Joe Biden e o primeiro-ministro israelense Yair Lapid assinaram uma declaração "sobre a parceria estratégica entre Estados Unidos e Israel", inimigos jurados da República Islâmica.
Os dois países fizeram assim uma frente comum contra Teerã para garantir que o Irã "nunca" adquira armas nucleares.
Considerado por especialistas como a única potência nuclear do Oriente Médio, Israel acusa o Irã de tentar se equipar com a bomba atômica, o que este país nega categoricamente.
"O espetáculo da Casa Branca e do sionismo (Israel) nos torna mais determinados", disse Amir-Abdollahian nesta sexta-feira.
Israel insiste que fará o que for preciso para conter as ambições nucleares do Irã, e se opõe fortemente a restabelecer o acordo nuclear de 2015 que facilitou as sanções contra Teerã.
Os Estados Unidos se retiraram do pacto em 2018, durante a presidência do republicano Donald Trump e Israel tenta impedir que retornem. As negociações, retomadas na primavera (boreal) de 2020, estão estagnadas há meses.
ap/vl/mis/es/aa