Boris Johnson quer Comunidade Política Europeia inspirada no Império Romano
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson confirmou nesta quarta-feira o interesse no projeto francês de Comunidade Política Europeia, que, segundo ele, teria que ser inspirado no Império Romano e incluir Turquia, Israel e o Magreb.
Após a reunião de domingo entre o presidente francês e Johnson na cúpula do G7 na Alemanha, a presidência francesa relatou o "entusiasmo" do primeiro-ministro britânico pela iniciativa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Vale a pena examinar", disse Boris Johnson à imprensa durante o encontro de cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Madri, antes de afirma que ele teve essa ideia quando era ministro das Relações Exteriores.
"Devemos basicamente recriar o Mare Nostrum do Império Romano e incluir Ucrânia, Turquia, o Magreb", explicou ele, usando a denominação latina para o Mar Mediterrâneo, e depois citando também Israel.
Johnson, defensor da saída do seu país da União Europeia, disse que "mais do que inventar novas estruturas, deveríamos buscar construir relações".
O presidente francês, Emmanuel Macron, surpreendeu ao apresentar o projeto de "nova organização europeia" em 9 de maio no Parlamento Europeu, em pleno debate sobre a adesão à UE da Ucrânia, que está em guerra com a Rússia.
O projeto é direcionado principalmente aos países que desejam aderir à União Europeia, em primeiro lugar Ucrânia, Moldávia e Geórgia, mas também às nações dos Bálcãs Ocidentais, que almejam integrar a UE há vários anos, como Sérvia e Macedônia do Norte.
gmo/mg/al/du/mb/fp