Estados Unidos banem principal marca de cigarros eletrônicos no país
Os dados enviados "não tinham evidências suficientes sobre o perfil toxicológico dos produtos", afirmou a FDAA principal fabricante de cigarros eletrônicos e artigos relacionados ao seu consumo nos Estados Unidos foi banida do País. A decisão de banir a Juul Labs foi anunciada pela FDA - órgão responsável por aprovar alimentos e remédios - nesta quinta-feira, 23.
Conforme a FDA, o banimento ocorreu devido a falta de respostas da Juul Labs acerca da segurança de seus produtos, medida que a entidade considera um avanço no compromisso para assegurar o cumprimento dos padrões de saúde pública. Ainda segundo a entidade, os dados enviados "não tinham evidências suficientes sobre o perfil toxicológico dos produtos".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O catálogo da Juul contém vaporizadores e cápsulas (juices) vendidos nos sabores de tabaco Virginia e mentol, com 5% e 3% de concentração de nicotina. Nos Estados Unidos, só podem ser comercializados e-líquidos nos sabores tabaco e mentol, sendo de responsabilidade de cada estado permitir ou não outros sabores. A medida foi implantada em janeiro de 2020.
A Juul vai recorrer da decisão. Segundo o diretor de regulamentação, Joe Murillo, a empresa alega que forneceu as informações necessárias ao FDA, conforme dados baseados em "pesquisas de alta qualidade para abordar todas as questões levantadas pela agência".
No entanto, o banimento é visto com otimismo pelas demais marcas, que podem aumentar suas participações no mercado norte-americano de vapes. A Juul é apontada como principal responsável pelo aumento do uso de vaporizadores entre jovens, por conta dos sabores de frutas e doces.