Espiral azulada e brilhosa aparece no céu da Nova Zelândia e impressiona
De acordo com a Sociedade Astronômica New Plymouth, um depósito de combustível foi a causa mais provável da espiral
Espirais de luzes azuis de néon cintilantes, com a aparência de uma pequena galáxia se formando no céu, foram vistas na Nova Zelândia no último domingo,19, por volta das 19h30min e intrigou moradores do país. O fenômeno raro foi publicado nas redes sociais, levantando uma enxurrada de dúvidas e questionamentos sobre o que estava alimentando as luzes distorcidas.
Embora o episódio seja "estranho", ele é "facilmente explicável”, conforme o professor Richard Easther, físico da Universidade de Auckland, em entrevista ao jornal The Guardian. A nuvem brilhante pode ocorrer quando um foguete lança satélites à órbita da Terra. Segundo ele, o veículo libera no espaço o que sobrou do combustível não usado, que é brevemente iluminado pelo Sol.
O físico ressaltou que provavelmente era um Falcon 9, da SpaceX, lançado neste domingo a partir do Complexo de Lançamento 41 da Estação da Força Espacial dos EUA, em Cabo Canaveral, na Flórida. O lançamento foi para entregar o satélite Globalstar à órbita.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Strange things in the sky..
Almost two hours after launch on June 19th, the upper stage of the @SpaceX #Falcon9 deployed the Globalstar satellite; the smoke we see was the "puff" of separation. It happened so far above Earth, more than 700 miles high. 1/