Plataforma de perfuração e poço russos se incendeiam após ataque no Mar Negro
Um incêndio em uma plataforma de perfuração de hidrocarbonetos no Mar Negro se espalhou para o poço offshore após um ataque das forças ucranianas no dia anterior, disseram fontes russas nesta terça-feira.
"O fogo na plataforma não se acalma, tentamos em vão nos aproximar em um barco. O fogo se espalhou para o poço. As tentativas de apagá-lo continuam", declarou uma senadora da península ucraniana da Crimeia anexada à Rússia, Olga Kovitidi, citada pela agência Ria Novosti.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A Rússia acusou as forças ucranianas na segunda-feira de ter disparado contra três plataformas de perfuração pertencentes à empresa Chernomorneftegaz, deixando pelo menos três feridos e sete desaparecidos, segundo Moscou.
Este é o primeiro relato de um ataque a uma plataforma de hidrocarbonetos marítima na Crimeia desde que a Rússia lançou sua ofensiva contra a Ucrânia em 24 de fevereiro.
O exército ucraniano não comentou o assunto.
Nesta terça-feira, Oleg Kryushkov, autoridade russa na península, disse no Telegram que as operações de socorro continuam e ainda há "esperança" de encontrar sobreviventes.
A Chernomorneftegaz, sob sanções dos Estados Unidos desde 2014, explora vários campos de petróleo e gás no Mar Negro e no Mar de Azov.
Após a anexação da Crimeia, as novas autoridades russas nacionalizaram os ativos da Chernomorneftegaz, que anteriormente era uma subsidiária da empresa ucraniana Naftogaz.