Dois irmãos acusados de corrupção na África do Sul e presos em Dubai enfrentam extradição
Dois irmãos indianos acusados pela África do Sul de estar no centro de um esquema de corrupção que envolve o ex-presidente Jacob Zuma foram presos em Dubai e agora enfrentam a extradição, informou a polícia nesta terça-feira (7).
A África do Sul, que busca há anos levar Atul e Rajesh Gupta aos tribunais, anunciou na segunda-feira que recebeu informações das autoridades dos Emirados Árabes Unidos, dos quais Dubai faz parte, sobre a prisão dos dois fugitivos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"A polícia de Dubai realizou a prisão depois de receber um alerta vermelho da Interpol sobre os irmãos Gupta", indicou a autoridade policial em comunicado.
As autoridades de ambos os países tentam finalizar o processo "de extradição" dos irmãos Gupta, acrescentou a polícia.
Ajay, Atul e Rajesh Gupta, três irmãos ricos nascidos na Índia, são acusados de saquear os cofres do Estado, com a cumplicidade de Zuma, durante os nove anos em que esteve no poder na África do Sul entre 2009 e 2018.
Em julho, a Interpol emitiu um alerta internacional de busca para Atul e Rajesh Gupta sobre um contrato suspeito de US$ 1,5 milhão envolvendo uma empresa ligada à família.
O julgamento na África do Sul foi adiado em julho devido à ausência do acusado e uma nova audiência foi marcada para 6 de setembro.
aem/vl/an/es/aa
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente