ONG britânica treina ratos para resgate em áreas de difícil acesso para cães
Animais são equipados com pequenas mochilas, que contém localizador e microfoneA ONG britânica APOPO está treinando roedores para participarem de operações em busca de sobreviventes. Os animais são equipados com pequenas mochilas que carregam um localizador e microfone, para ajudar na comunicação com pessoas em áreas inacessíveis a cães farejadores. As informações são do Extra.
O projeto, batizado com o nome de “Ratos Heróis”, é coordenado pela cientista escocesa Donna Kean, de 33 anos, e é sediado em Morogoro, na Tanzânia.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Um dos principais focos do projeto é ajudar vítimas de terremoto. Pensando nisso, foi firmada uma parceria com o governo da Turquia, país propenso a abalos sísmicos.
Aprendizagem
Inicialmente o interesse da cientista era pelos primatas, mas ela ficou impressionada com a rapidez de aprendizagem dos ratos. Donna ainda nega que os animais não sejam higiênicos e aposta que o trabalho com eles poderá salvar muitas vidas.
"Os ratos são capazes de entrar em pequenos espaços para chegar às vítimas soterradas em escombros. Ainda não estivemos em uma situação real, temos um local de destroços simulado. Com as mochilas poderemos saber onde está o rato dentro dos escombros", disse Donna, durante entrevista.
Atualmente cerca de 170 ratos participam do projeto. Além do acesso a áreas inacessíveis aos cães farejadores, os roedores também recebem treinamento para localizarem minas terrestres e identificar pessoas com tuberculose. Outra expectativa da equipe de Donna é que os animais possam farejar a brucelose, doença infecciosa que afeta o gado.