Dezoito aviões de guerra chineses violaram zona de defesa aérea de Taiwan

Dezoito aviões chineses, incluindo caças e bombardeiros, invadiram a zona de defesa aérea de Taiwan nesta sexta-feira (6), na segunda maior incursão desse tipo até agora este ano, disseram autoridades taiwanesas.

Taiwan vive sob a ameaça de uma invasão da China, que tem repetidamente proclamado sua intenção de recuperar a soberania, mesmo pela força, sobre a ilha de sistema democrático, separada de Pequim desde 1949, quando os comunistas tomaram o poder na China continental.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O último trimestre de 2021 viu um aumento acentuado nas incursões chinesas na Área de Identificação de Defesa Aérea de Taiwan (ADIZ), com 56 incursões em um único dia em 4 de outubro, o número mais alto de todos os tempos.

Dezoito aeronaves, incluindo 12 caças J-11 e J-12 e seis bombardeiros H-6, participaram da incursão desta sexta-feira, disse o Ministério da Defesa de Taiwan.

Esse número só foi superado uma vez este ano, em 23 de janeiro, quando 39 aviões de guerra chineses entraram na área de identificação de defesa aérea de Taiwan, segundo o registro de dados da AFP.

Taiwan começou a divulgar tais registros em setembro de 2020.

O mês com mais violações da ADIZ foi outubro de 2021, com 196, das quais 146 foram realizadas em apenas quatro dias, quando a China comunista comemorou seu maior feriado nacional.

A pressão chinesa se intensificou desde 2016, com a eleição da presidente taiwanesa Tsai Ing-wen, que considera a ilha uma nação soberana e não uma província chinesa.

No ano passado, Taiwan registrou 969 ataques de aeronaves chinesas em seu ADIZ, mais que o dobro dos cerca de 380 em 2020.

A ADIZ não é o mesmo que o espaço aéreo de Taiwan e inclui uma grande parte que se sobrepõe à ADIZ da China.

aw/axn/js/jvb/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

China Taiwán política Tsai Ing-wen

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar