Scholz e Macron conversam novamente com Putin sobre Ucrânia
O presidente francês Emmanuel Macron e o chefe do governo alemão, Olaf Scholz, discutiram a guerra na Ucrânia novamente neste sábado (12) com o presidente russo, Vladimir Putin, um dia após a cúpula europeia em Versalhes (oeste de Paris), anunciou a presidência francesa.
A ligação, que começou por volta das 12h (08h em Brasília), terminou por volta das 14h, disse a presidência francesa, acrescentando que Macron já havia falado com Zelensky.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em um vídeo divulgado pela presidência ucraniana, Volodimir Zelensky pediu aos líderes francês e alemão neste sábado que ajudassem a libertar o prefeito da cidade ucraniana de Melitopol, que segundo Kiev foi sequestrado no dia anterior.
Os três líderes já haviam falado por telefone na quinta-feira, em uma conversa em que França e Alemanha "exigiam à Rússia um cessar-fogo imediato".
Emmanuel Macron, que foi recebido por Putin no Kremlin em 7 de fevereiro, já se reuniu nove vezes por telefone com o líder russo, segundo a presidência francesa.
Reunidos em uma cúpula em Versalhes, perto de Paris, os europeus intensificaram a pressão sobre a Rússia na sexta-feira para encerrar sua ofensiva militar, ameaçando novas sanções "maciças" contra Moscou e anunciando um aumento no financiamento de armas para a Ucrânia.
Macron não descartou que a União Europeia possa tomar sanções significativas contra o petróleo e o gás russos no futuro, algo que foi descartado até agora devido ao custo significativo que acarretaria para os países europeus, altamente dependentes dos hidrocarbonetos russos.
jk/vm/pz/mis/grp/me/aa
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente