Gigante da mineração russa Nornickel enfrenta primeiras dificuldades devido a sanções contra a Rússia
11:25 | Mar. 12, 2022
A gigante da mineração Norilsk Nickel (Nornickel) enfrenta dificuldades logísticas devido às sanções sem precedentes impostas à Rússia pelo Ocidente.
Como o tráfego aéreo com a Rússia está severamente restringido, Nornickel tem dificuldades para enviar seu paládio, disse Vladimir Potanin, o oligarca que controla esse grupo, em entrevista ao jornal RBK.
"Mas conseguimos organizar o abastecimento por canais alternativos", assegurou.
Esse grupo produz paládio e níquel, dois metais que atualmente atingem preços históricos.
O Wall Street Journal informou na segunda-feira que o produtor desses materiais, essenciais para baterias e semicondutores de veículos elétricos, pode ser "grande demais para ser penalizado".
A Rússia é um dos principais produtores mundiais desses dois metais.
Vladimir Potanin acrescentou que também "teve problemas logísticos devido à recusa de vários portos europeus em movimentar a nossa carga", embora tenha especificado que esses obstáculos poderão ser ultrapassados.
"Apesar de toda a retórica hostil, nossos produtos ainda estão em demanda", disse Potanin, acrescentando que "está tentando reduzir ao máximo os picos de demanda e os aumentos acentuados de preços porque os consumidores não gostam deles".
Além disso, o chefe do grupo garantiu que a Nornickel está planejando redirecionar os suprimentos europeus e americanos para a China e outros países que não adotaram sanções contra a Rússia.
"Embora ainda não tenhamos feito isso", disse ele.
O oligarca criticou duramente o possível confisco pelo Estado de empresas estrangeiras que anunciaram sua retirada do país desde a ofensiva militar russa na Ucrânia.
bur/eb/rsc/eg/aa