Ator ucraniano morre ao defender país em guerra contra Rússia
Pasha Lee morreu aos 33 anos após uma batalha em Irpin, na Ucrânia; em suas redes sociais, o ator chegou a publicar uma foto no qual aparece com trajes militares no dia 1º de marçoO ator ucraniano Pasha Lee, 33, morreu no último domingo, 5, após uma batalha em Irpin, na Ucrânia. Aos 33 anos, o artista se juntou às Forças de Defesa Territorial do País para defender o território contra os russos, conflito que começou há algumas semanas.
A morte de Pasha foi confirmada através de um comunicado emitido pelo Festival Internacional de Cinema de Odessa, principal evento ucraniano da categoria. "Em 6 de março, como resultado de um bombardeio de ocupantes russos na cidade ucraniana de Irpin, o famoso ator ucraniano Pasha Li foi morto. Ele tinha 33 anos. O artista juntou-se às Forças de Defesa Territorial das Forças Armadas da Ucrânia para proteger o país dos ocupantes russos", diz a publicação.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Lee se juntou ao exército para defender o país logo nos primeiros dias do conflito. Em seu perfil oficial no Instagram, o ator chegou a publicar uma foto no qual aparece com trajes militares no dia 1º de março. Além de ter participado de peças teatrais e estrelados filmes e comerciais locais, Pasha também era dublador, cantor e apresentador de TV na Ucrânia.
Dentre os papéis de destaque citados pelo Festival, estão os filmes “Shtolnya” (2006) e “Shadows of Unforgotten Ancestors” (2013) de Lyubomyr Levytsky, “Zvychayna sprava” de Valentyn Vasyanovych (2012), “The Fight Rules” de Oleksey Shaparev (2016) e “Encontro de colegas de classe” de Valentyn Shpakov (2019).
Ao final do comunicado, o evento fez um chamado para a população. "Apelamos à comunidade mundial para ajudar a Ucrânia na luta contra a Rússia e parar a guerra. Pedimos que você feche o céu sobre a Ucrânia imediatamente e continue boicotando o cinema russo", finaliza o pedido.