Centro de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, sob bombardeio do exército russo

"Esta manhã, a praça central de nossa cidade e a sede do governo local de Kharkiv foram atacadas de forma criminosa", afirmou o governador da região

06:00 | Mar. 01, 2022

Por: AFP
Prefeitura local danificada de Kharkiv em 1º de março de 2022, destruída como resultado do bombardeio de tropas russas (foto: SERGEY BOBOK / AFP)

O exército russo está bombardeando o centro de Kharkiv - segunda maior cidade da Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia -, e os projéteis estão atingindo a sede da administração local, informou o governador da região, Oleg Sinegubov.

"Esta manhã, a praça central de nossa cidade e a sede do governo local de Kharkiv foram atacadas de forma criminosa", afirmou Sinegubov no Telegram.

"O ocupante russo continua usando armas pesadas contra a população civil", escreveu o governador, que não revelou um balanço de vítimas.

Na publicação uma imagem mostra uma grande explosão e escombros de um edifício.

Kharkiv é uma cidade de 1,4 milhão de habitantes, com uma grande população de língua russa, próxima da fronteira com a Rússia.

A cidade está sob cerco intenso desde que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a invasão contra a Ucrânia na quinta-feira passada.

Últimas Notícias

 

A escalada da tensão entre Rússia, Ucrânia e potências ocidentais prossegue nesta terça-feira, 1º de março (01/03), com combates travados na capital ucraniana Kiev. O presidente russo Vladimir Putin autorizou uma operação militar que, desde a quinta-feira, 24, registrou ataques aéreos em todo o país e ainda a entrada de forças terrestres em território ucraniano.

Somado a isso, Putin já havia reconhecido a independência das províncias separatistas de Donetsk e Luhansk, que ficam próximas da fronteira russo-ucraniana, ato que gerou sanções econômicas do Ocidente. O Parlamento russo havia autorizado ainda o uso de tropas militares fora do território do país; o que sinalizou para uma intenção russa de atuação ampla na Ucrânia.

LEIA MAIS: Entenda por que a Rússia decidiu invadir a Ucrânia

Representantes dos Estados Unidos e da Otan vinham alertando para a iminência da ofensiva. Confira abaixo, as últimas notícias sobre Rússia e Ucrânia de hoje, terça-feira, 1º de março (01/03).

Rússia x Ucrânia: últimas notícias de hoje, terça, 01/03

Rússia x Ucrânia: últimas notícias de hoje, domingo, 27/2

Rússia x Ucrânia: últimas notícias de hoje, sábado, 26/2

Rússia x Ucrânia: notícias de sexta, 25/2

Rússia x Ucrânia: notícias de quinta, 24/2