Chefes da UE prometem 'responsabilizar a Rússia' por ataque 'injustificado' à Ucrânia
03:10 | Fev. 24, 2022
A Comissão e o Conselho Europeus denunciaram nesta quinta-feira (24) o ataque da Rússia à Ucrânia e garantiram que a União Europeia (UE) se esforçará para responsabilizar o Kremlin por essa agressão "injustificada".
"Condenamos veementemente o ataque injustificado da Rússia à Ucrânia. Nestas horas sombrias, nossos pensamentos estão com a Ucrânia e as mulheres, homens e crianças inocentes que enfrentam esse ataque não provocado e temem por suas vidas", disseram as presidentes da Comissão, Ursula Von der Leyen, e do Conselho, Charles Michel, em mensagens idênticas publicadas no Twitter.
"Vamos responsabilizar o Kremlin" pelas consequências do ataque, alertaram.
Os líderes da União Europeia realizarão uma cúpula de emergência na tarde desta quinta-feira, convocada antes do anúncio da operação militar russa e do início dos bombardeios.
Os membros da UE já concordaram com uma rodada inicial de sanções contra a Rússia depois que Putin reconheceu na segunda-feira os territórios controlados por rebeldes no leste da Ucrânia como independentes.
Na reunião desta quinta-feira, presidida por Michel, espera-se que os países europeus promovam um segundo pacote maior de sanções.
del/je/mlb/am