Presidente da Ucrânia considera possível guerra com Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que não pode prever se acontecerá "amanhã ou em fevereiro", mas é possível que uma guerra com a Rússia seja travada. O mandatário afirmou, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, que um eventual conflito envolveria não só parte do território ucraniano, mas também ataques cibernéticos dos russos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Se uma guerra em grande escala acontecer, não será apenas na Ucrânia, mas mais além. Será uma guerra híbrida, incluindo informativa e cibernética", disse Zelensky, afirmando que a Ucrânia "já está nessa guerra" de caráter digital.

Ele rechaçou, porém, a possibilidade de uma invasão "iminente" da Rússia ao país, como sugeriu uma autoridade dos Estados Unidos, ao afirmar que a atividade militar russa na fronteira com a nação do Leste Europeu se trata em parte de "pressão psicológica" para afetar as negociações por um acordo diplomático que resolva a atual crise geopolítica na região.

Zelensky instou o Ocidente a não criar "pânico" em torno da crise geopolítica, sugerindo que a atual mensagem dos EUA e países aliados prejudica a Ucrânia, inclusive economicamente. "O maior risco é não conseguir manter o país unido. Desestabilização doméstica. Este é o elo mais fraco", disse o presidente ucraniano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

RÚSSIA UCRÂNIA VOLODYMYR ZELENSKY

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar